Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Quem Somos

Afluente Transmissão de Energia Elétrica S.A. – Afluente T – opera nove linhas de transmissão, com 450 quilômetros de extensão, e três subestações: Tomba, localizada no município de Feira de Santana; Brumado II, na cidade de Brumado; e Itagibá, em Itagibá, todas no Estado da Bahia. Juntas as subestações de Tomba, que possui quatro transformadores e Brumado II, com dois transformadores, possuem capacidade de 600 MVA.

Afluente T foi constituída com o objetivo de assumir os ativos de geração e transmissão da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia – Coelba, também do Grupo Neoenergia, que foram segregados da companhia distribuidora em atendimento ao processo de desverticalização do setor elétrico brasileiro, determinado pelo governo federal na Lei nº 10.848, de 15 de março de 2004.

Conforme disposto no art. 4º, § 5º, da Lei nº 9.074, de 7 de julho de 1995, com a nova redação dada pelo art. 8º, da Lei nº 10.848, de 15 de março de 2004, fora determinada a segregação das atividades de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

A Aneel anuiu com a versão do patrimônio, transferência de concessão e reestruturação societária para fins de segregação de atividades da concessionária Coelba, por intermédio da Resolução Autorizativa n° 306, de 5 de setembro de 2005.

Foi então criada à empresa Afluente Geração e Transmissão de Energia Elétrica S.A., responsável pelas atividades de geração e de transmissão cujos ativos foram segregados da Coelba.

No dia 1º de dezembro de 2009, a Aneel, por meio da Resolução Autorizativa nº 2.219, autorizou a transferência das concessões de transmissão, da Afluente Geração e Transmissão de Energia Elétrica S.A. (“Afluente G&T”), com a versão de todos os ativos de transmissão, descritos no Contrato de Concessão de Transmissão, e passivos a ele vinculados, para Afluente T.

Tendo sido aprovado na reunião de diretoria da Aneel de 28 de julho de 2009, o Contrato de Concessão no 001/2010, da Afluente Transmissão de Energia Elétrica S.A. foi assinado em 12 de abril de 2010. No dia 1º de dezembro 2009, por meio da Resolução nº 2.219, a Aneel autorizou a transferência das concessões de transmissão, de Afluente Geração e Transmissão de Energia Elétrica S.A., com a versão de todos os ativos de transmissão para a Afluente T.